InícioINSSPresidente do INSS defende mediação e alerta: revisão da “Vida Toda” pode...

Presidente do INSS defende mediação e alerta: revisão da “Vida Toda” pode ter grande impacto

Data:

Posts Relacionados

Revisão da aposentadoria da pessoa com invalidez

Você sabia que quem se aposentou como Pessoa com...

Acordo do INSS: pagamentos começam dia 24/07 priorizando ordem de adesão

Você sabia que o INSS vai começar a devolver...

Novo cadastro permite checar se celular é roubado antes de comprar

Comprou um celular usado e quer saber se ele...

Congresso Derruba Veto de Lula e Retoma Pensão Vitalícia a Crianças Vítimas da Zika

Em uma decisão histórica, o Congresso Nacional derrubou o...

Você sabia que o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, defende uma abordagem baseada na mediação e alerta para riscos na aplicação da chamada “Revisão da Vida Toda”? Ele reforça que a solução não está em apagar pedidos, mas em buscar acordos justos — e entende que a revisão pode gerar “impacto muito organizado” no órgão.

O que Waller entende por mediação no INSS?

Waller acredita que, em vez de entrar em contestação judicial, o INSS deve apostar na mediação entre partes — segurado e instituição — para resolver conflitos. Segundo ele, essa prática dá mais rapidez e menos desgaste, beneficiando tanto o cidadão quanto o instituto.

Por que a revisão da “Vida Toda” ameça o INSS?

A “Revisão da Vida Toda” permite que se incluam todas as contribuições do segurado, inclusive as anteriores a julho de 1994, no cálculo do benefício. Waller alerta que essa revisão pode causar um impacto financeiro sério e organizado no orçamento do INSS — com aumento considerável das despesas.

VEJA  Eletricista tem direito à aposentadoria especial? Veja o que diz a lei e como garantir esse benefício

Qual será o efeito prático dessa estratégia?

A proposta é evitar o acúmulo de ações que exijam pagamentos retroativos altos, muitos ainda sem previsão de orçamento. Com mediação, o INSS busca conciliações sem gerar espaços para abusos — permitindo um tratamento mais justo e célere para o segurado e para a autarquia.

Conclusão

Waller posiciona-se pela mediação como saída para a instabilidade provocada pela Revisão da Vida Toda — evitando batalhas judiciais longas e custos excessivos. Ao negociar, o INSS aposta numa solução mais eficaz e menos conflituosa para quem precisa do benefício.

Está pensando em pedir essa revisão? Converse com seu advogado ou sua advogada, acompanhe os comunicados do INSS e evite decidir sem entender os riscos financeiros envolvidos. Posso te ajudar com simulações e orientações detalhadas!

PERGUNTAS FREQUENTES:

1) O que é a Revisão da Vida Toda?

É uma revisão que permite computar todas as contribuições feitas ao INSS, inclusive anteriores a julho de 1994 .

VEJA  Você pode estar perdendo dinheiro do INSS! Veja como revisar sua aposentadoria e garantir o que é seu

2) Por que Gilberto Waller defende mediação?

Porque ela resolve conflitos com mais agilidade, sem depender do Judiciário ou gerar modelos repetitivos de concessão judicial .

3) Qual o risco financeiro dessa revisão?

Waller alerta que pode haver um aumento organizado e significativo no custo, afetando o orçamento do INSS.

4) Como vai funcionar na prática?

Por meio da mediação — o INSS negociará diretamente com os segurados acordos que atendam ambas as partes, evitando longas batalhas judiciais.

5) Quem pode pedir essa revisão?

Segurados que contribuíram antes de julho de 1994 e acreditam que a exclusão dessas contribuições prejudica o cálculo do benefício.

6) O que devo fazer se estiver pensando na revisão?

Procure uma advogada previdenciária, simule impactos no benefício e acompanhe os canais oficiais do INSS para entender como participar da mediação.

Tatiana Tavares Fracasso
Tatiana Tavares Fracassohttp://ttfnoticias.com.br
Tatiana Tavares Fracasso, formada em Direito pela UNISINOS - Universidade do Rio dos Sinos/RS; pós graduada em Direito Previdenciário pela ESMAFE/RS - Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul e pós graduada em Direito de Família e Sucessões pela UCS - Univerdade de Caxias do Sul/RS. Sócia fundadora do Escritório TAVARES E FRACASSO que atua no ramo previdenciário, cível, família, sucessões e trabalhista há mais de 12 anos. Criadora do CANAL NO YOUTUBE TATIANA TAVARES ADVOGADA.

Veja também

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

TTF Notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.