InícioNoticiasPai com guarda unilateral pode solicitar salário‑maternidade — saiba como!

Pai com guarda unilateral pode solicitar salário‑maternidade — saiba como!

Data:

Posts Relacionados

Revisão da aposentadoria da pessoa com invalidez

Você sabia que quem se aposentou como Pessoa com...

Acordo do INSS: pagamentos começam dia 24/07 priorizando ordem de adesão

Você sabia que o INSS vai começar a devolver...

Novo cadastro permite checar se celular é roubado antes de comprar

Comprou um celular usado e quer saber se ele...

Congresso Derruba Veto de Lula e Retoma Pensão Vitalícia a Crianças Vítimas da Zika

Em uma decisão histórica, o Congresso Nacional derrubou o...

Você sabia que, mesmo sendo pai, ao assumir a guarda total do filho, você pode receber o salário‑maternidade? Isso mesmo! A Justiça já reconheceu essa possibilidade. Confira todos os detalhes para garantir esse direito direto, fácil e descomplicado.

Quando o pai tem direito ao benefício?

Não basta ser apenas pai — é preciso ter guarda unilateral ou definitiva da criança. Essa guarda torna o pai o responsável principal, e nesse caso o INSS pode conceder o benefício, mesmo sem gestação ou adoção.

Quando começa a contar o benefício?

Não importa a data de nascimento da criança — o marco inicial é quando o pai obtém a guarda judicial, que é considerada o fato gerador do benefício

Quanto tempo dura o benefício?

O pai com guarda unilateral tem direito aos 120 dias — o mesmo período concedido à mãe biológica em situações comuns como parto ou adoção .

VEJA  Lula é acusado de envolvimento em desvios no INSS? Entenda o que está por trás da crise

Já houve decisões favoráveis na Justiça?

Sim! No TRF‑4 (PR), um pai biológico com guarda definitiva de criança de 5 anos conseguiu o salário‑maternidade. O entendimento é que o benefício protege o vínculo e a relação cuidadora entre guardião e filho, além de evitar duplicidade, já que a mãe não recebeu o benefício

Além disso, o STF já reconheceu que servidores públicos em situação semelhante — sendo pais solo — têm direito à licença‑maternidade de 180 dias, reforçando essa proteção para a criança.

O que é preciso comprovar?

Para solicitar o benefício, você precisa:

  • Termo judicial de guarda unilateral ou definitiva
  • Qualidade de segurado no INSS, ou seja, não estar sem contribuição)
  • Documentos pessoais e do filho

Feito isso, o INSS deve reconhecer seu direito com base no vínculo legalmente válido.

VEJA  Haddad nega “traição” e diz que governo não abandonou mesa de negociação do IOF

O que fazer se o pedido for negado?

Se o INSS recusar, você pode entrar com recurso administrativo ou ação judicial. Os tribunais já têm precedentes consolidando esse direito, tanto para pais quanto para avós ou outros guardiões que ocupam função de mãe ou pai .

Conclusão

Ter a guarda unilateral ou definitiva do filho é um divisor de águas: você pode acessar o salário‑maternidade por 120 dias, cuidando com atenção dos primeiros meses — o mais importante para o vínculo afetivo.

Você já tem a guarda? Reúna os documentos (termo de guarda, comprovante de segurado, documentos da criança) e solicite pelo Meu INSS ou no posto. Se negarem, recorra com respaldo jurídico. Esse direito existe — e agora cabe a você exercê-lo!

Tatiana Tavares Fracasso
Tatiana Tavares Fracassohttp://ttfnoticias.com.br
Tatiana Tavares Fracasso, formada em Direito pela UNISINOS - Universidade do Rio dos Sinos/RS; pós graduada em Direito Previdenciário pela ESMAFE/RS - Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul e pós graduada em Direito de Família e Sucessões pela UCS - Univerdade de Caxias do Sul/RS. Sócia fundadora do Escritório TAVARES E FRACASSO que atua no ramo previdenciário, cível, família, sucessões e trabalhista há mais de 12 anos. Criadora do CANAL NO YOUTUBE TATIANA TAVARES ADVOGADA.

Veja também

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

TTF Notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.