InícioNoticiasLula sanciona nova lei de licenciamento ambiental com 63 vetos

Lula sanciona nova lei de licenciamento ambiental com 63 vetos

Data:

Posts Relacionados

Na sexta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.190/25, estabelecendo regras gerais para o licenciamento ambiental no Brasil.

A medida, oriunda do Projeto de Lei 2159/21, conhecido como “PL da Devastação” por ambientalistas, foi aprovada pelo Congresso Nacional em julho deste ano.

A nova legislação visa modernizar o processo de licenciamento, mas gerou controvérsias devido à flexibilização de algumas regras ambientais.

Principais pontos da nova lei

  • Licença Ambiental Especial (LAE): A LAE, que permite um licenciamento mais ágil para grandes empreendimentos considerados estratégicos, entraria em vigor 180 dias após a sanção. No entanto, o governo enviará uma medida provisória ao Congresso para antecipar sua eficácia.
  • Vetos presidenciais: O presidente vetou 63 dispositivos do projeto de lei, buscando preservar a integridade do processo de licenciamento, garantir a segurança jurídica dos empreendimentos e proteger os direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais.
  • Justificativa dos vetos: A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que os vetos foram estratégicos para assegurar o cumprimento das metas ambientais do governo, como o desmatamento zero e a redução das emissões de CO₂ em até 67%.
VEJA  Depoente preso na CPMI do INSS é liberado sem pagar fiança após acusação de falso testemunho

Reações políticas

  • Governo federal: A ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, destacou que a maioria dos cerca de 400 dispositivos do projeto de lei foram mantidos, representando avanços significativos. Ela enfatizou que os vetos visam garantir a agilidade no licenciamento sem comprometer os controles ambientais necessários.
  • Ministério do Meio Ambiente: Marina Silva reiterou que os ajustes na nova lei são essenciais para o Brasil atingir suas metas ambientais e climáticas, sem abrir mão da rigorosidade no processo de licenciamento.

Próximos passos

  • Envio de projetos ao Congresso: O governo enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei com urgência constitucional para suprir eventuais lacunas deixadas pelos vetos e uma medida provisória que determina a eficácia imediata da Licença Ambiental Especial (LAE).
  • Acompanhamento legislativo: O Congresso deverá analisar as propostas enviadas pelo governo, podendo aprovar, modificar ou rejeitar os projetos e a medida provisória.
VEJA  Deputado evangélico próximo a Lula e Bolsonaro é cotado para relatar CPMI do INSS

VEJA TAMBÉM: 25% de AUMENTO no seu SALÁRIO!

INSS vai AJUDAR APOSENTADOS com 25% de AUMENTO no seu SALÁRIO! (Tatiana Tavares Advogada)
Tatiana Tavares Fracasso
Tatiana Tavares Fracassohttp://ttfnoticias.com.br
Tatiana Tavares Fracasso, formada em Direito pela UNISINOS - Universidade do Rio dos Sinos/RS; pós graduada em Direito Previdenciário pela ESMAFE/RS - Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul e pós graduada em Direito de Família e Sucessões pela UCS - Univerdade de Caxias do Sul/RS. Sócia fundadora do Escritório TAVARES E FRACASSO que atua no ramo previdenciário, cível, família, sucessões e trabalhista há mais de 12 anos. Criadora do CANAL NO YOUTUBE TATIANA TAVARES ADVOGADA.

Veja também

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

TTF Notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.