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Lula autoriza proposta para tornar autoescola facultativa na emissão da CNH

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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu sinal verde para que o Ministério dos Transportes avance com uma proposta que retira a obrigatoriedade de frequentar autoescolas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — pelo menos para as categorias A (motos) e B (veículos de passeio).

A partir dessa decisão, será aberta uma consulta pública, a partir de 2 de outubro, para que cidadãos expressem opiniões sobre como implementar essa mudança. A intenção é reduzir custos e tornar a habilitação mais acessível.

O que realmente muda com essa proposta?

Autoescola deixa de ser obrigatória, mas provas continuam

A ideia não é eliminar avaliações nem a exigência de aprendizado — o que muda é que as aulas em autoescolas passam a ser uma opção, não uma exigência. O candidato poderá:

  • Estudar teoria sozinho, em formato presencial, digital ou híbrido
  • Contratar instrutores autônomos credenciados
  • Usar plataformas digitais para preparação teórica

Mesmo com a mudança, as provas teórica e prática continuam obrigatórias sob as regras do órgão de trânsito (Detran / Contran).

Fim de carga horária fixa nas aulas práticas

Outra mudança prevista é a desobrigação da carga horária mínima para aulas de direção. Ou seja: o candidato não precisará cumprir um número mínimo de horas práticas se preferir treinar com instrutores credenciados.

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Economia estimada e impacto no custo

O governo estima que, com essas mudanças, o custo para tirar a CNH pode cair em até 80%. Atualmente, muitos candidatos pagam entre R$ 3.000 a R$ 4.000 no processo completo.

Além disso, a proposta tende a gerar uma economia de R$ 9 bilhões/ano para quem pretende obter a habilitação.

Como será o modelo “facultativo” de habilitação

  • O conteúdo teórico poderá ser oferecido presencialmente nos centros de formação (CFC), em ambiente digital ou híbrido.
  • Instrutores autônomos poderão ser credenciados nos órgãos de trânsito para ministrar aulas práticas.
  • A proposta visa que o candidato escolha o método que melhor se adapta às suas condições, sem obrigatoriedade de autoescola tradicional.

Conclusão

Com esse aval de Lula, o processo para obter a CNH pode entrar numa nova era: mais flexível, mais acessível e menos oneroso para muitos. Mas é importante acompanhar como será o formato final, como serão regulamentados instrutores autônomos e quais garantias serão mantidas para preservar a qualidade e segurança no trânsito.

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Perguntas Frequentes

Isso já foi aprovado?

Não — Lula deu aval para a proposta avançar, mas ainda precisa sair em resolução ou norma válida, além de consulta pública e regulamentação.

A autoescola vai desaparecer?

Não necessariamente — ela poderá continuar existindo, mas não será mais obrigatória. Será apenas uma das opções para aprender.

As provas de CNH continuarão?

Sim — os exames teórico e prático continuarão exigidos para obtenção da habilitação.

Quem poderá fazer a prova sem frequentar aulas?

Candidatos das categorias A ou B poderão optar por não frequentar autoescola, desde que cumpram os requisitos de avaliação.

Qual a economia esperada?

Estima-se que o custo para tirar a CNH pode cair em até 80% com o novo modelo facultativo.

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Tatiana Tavares Fracasso
Tatiana Tavares Fracassohttp://ttfnoticias.com.br
Tatiana Tavares Fracasso, formada em Direito pela UNISINOS - Universidade do Rio dos Sinos/RS; pós graduada em Direito Previdenciário pela ESMAFE/RS - Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul e pós graduada em Direito de Família e Sucessões pela UCS - Univerdade de Caxias do Sul/RS. Sócia fundadora do Escritório TAVARES E FRACASSO que atua no ramo previdenciário, cível, família, sucessões e trabalhista há mais de 12 anos. Criadora do CANAL NO YOUTUBE TATIANA TAVARES ADVOGADA.

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