InícioNoticiasComprei um imóvel e a entrega atrasou: quais são seus direitos?

Comprei um imóvel e a entrega atrasou: quais são seus direitos?

Data:

Posts Relacionados

Você estava contando os dias para receber as chaves do seu imóvel novo, planejou mudança, reforminha, despesas… e agora descobre que a entrega atrasou.

É frustrante — mas fique tranquilo: a lei está do seu lado. Aqui vou te explicar o que fazer, como agir para minimizar prejuízos, e quais são os seus direitos.

Contrato assinado, prazo descumprido — o que isso significa?

Quando você assina contrato de compra de imóvel, a construtora ou incorporadora se compromete a entregar o bem num prazo determinado. Esse prazo deve estar claro no contrato ou em aditivo registrado em cartório. Se esse prazo não for cumprido, há descumprimento de obrigação — e isso dá direito a:

  • exigir que o imóvel seja entregue (cumprimento da obrigação);
  • pedir indenização pelos prejuízos que você teve (materiais ou morais);
  • rescindir o contrato, com devolução dos valores pagos, se o atraso for excessivo.

Quais os tipos de indenização que podem ser solicitados?

Você pode buscar compensações de diferentes naturezas:

  • Danos materiais: aluguel para morar enquanto o imóvel não fica pronto, guarda temporária de móveis, mudança etc.
  • Danos morais: custo emocional, angústia, abalo psicológico por ter sido enganado ou iludido. Se o atraso for grande, os tribunais têm reconhecido esses danos.
  • Multa contratual: muitos contratos já preveem multa diária ou percentual em caso de atraso. Se houver, pode-se exigir que essa multa seja aplicada.
  • Lucros cessantes: se por causa do atraso você deixou de ganhar algo ou sofreu prejuízo financeiro que poderia evitar.
VEJA  Governo Trump envia esquadrão anfíbio para costa da Venezuela, diz agência

Rescisão do contrato: quando é possível pedir?

Em casos de atrasos que se estendem muito além do prazo previsto ou quando o atraso é considerado abusivo, você pode:

  • rescindir o contrato, ou seja, cancelar tudo;
  • exigir a devolução integral dos valores pagos, corrigidos monetariamente;
  • pedir ainda restituição de encargos pagos indevidamente (juros, correções etc.).

O que fazer na prática — passos para garantir seus direitos

Para que tudo corra bem, siga estes passos:

  1. Verifique o contrato: qual o prazo inicial de entrega, se há cláusula de tolerância, multas, possibilidade de prorrogação.
  2. Documente tudo: comunicações com a construtora, notificações, fotos da obra, recibos de aluguel ou outras despesas que você está arcando por causa do atraso.
  3. Notifique formalmente a construtora/incorporadora pedindo cumprimento da obrigação ou compensação. Use carta registrada ou protocolo com confirmação.
  4. Guarde comprovantes de prejuízo: aluguel, hospedagem, transporte, mudança etc.
  5. Se não houver solução amigável, acione órgãos de defesa do consumidor (Procon), e se necessário, busque suporte jurídico para entrar com ação na Justiça cobrando indenização ou rescisão do contrato.

Conclusão

Atraso na entrega do imóvel é mais do que um incômodo: é descumprimento contratual que dá direito a reparação. Você pode escolher entre cobrar a entrega, buscar indenização por danos, ou rescindir o contrato se for o caso. O importante é agir rápido, documentar tudo e ficar atento às cláusulas.

VEJA  Lula sanciona nova lei de licenciamento ambiental com 63 vetos

Perguntas Frequentes

Por quanto tempo a construtora pode atrasar sem penalização?

Depende do contrato. Alguns têm cláusula de tolerância ou permitem prorrogação por motivos justificáveis. Mas, se o atraso ultrapassar esse limite ou for exagerado, podem gerar multa, indenização ou rescisão contratual.

Posso pedir indenização por danos morais?

Sim — especialmente se o atraso causar sofrimento além do financeiro (como angústia, problemas de saúde, estresse). A Justiça reconhece danos morais em casos significativos de atraso.

Se rescindir, como é feita a devolução dos valores pagos?

Você pode exigir que todos os valores pagos sejam devolvidos, com correção monetária e juros, conforme o que for previsto em lei ou no contrato.

A construtora pode alegar motivos como “problemas de obra” ou “licenças atrasadas”? Isso a exime?

Não necessariamente. Problemas internos ou de terceiros não isentam a responsabilidade se não estiverem previstos ou justificados no contrato. É necessário avaliar se há cláusula que preveja essas situações, e se elas foram informadas.

Posso exigir algo antes da conclusão da obra?

Sim — você pode exigir cumprimento do contrato ou compensação proporcional até certo ponto, especialmente para despesas que você já teve por causa do atraso.

É necessário contratar advogado?

Não obrigatoriamente, mas contar com advogado especializado em direito imobiliário ou consumidor facilita, principalmente para calcular indenização, redigir notificações formais e conduzir eventual ação judicial.

VEJA TAMBÉM: CALENDÁRIO de PAGAMENTOS de APOSENTADOS e PENSIONISTAS

INSS fará ANTECIPAÇÃO do CALENDÁRIO de PAGAMENTOS de APOSENTADOS PENSIONISTAS em SETEMBRO!! (Tatiana Tavares Advogada)
Tatiana Tavares Fracasso
Tatiana Tavares Fracassohttp://ttfnoticias.com.br
Tatiana Tavares Fracasso, formada em Direito pela UNISINOS - Universidade do Rio dos Sinos/RS; pós graduada em Direito Previdenciário pela ESMAFE/RS - Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul e pós graduada em Direito de Família e Sucessões pela UCS - Univerdade de Caxias do Sul/RS. Sócia fundadora do Escritório TAVARES E FRACASSO que atua no ramo previdenciário, cível, família, sucessões e trabalhista há mais de 12 anos. Criadora do CANAL NO YOUTUBE TATIANA TAVARES ADVOGADA.

Veja também

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

TTF Notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.