InícioNoticiasOposição reúne 41 senadores a favor do impeachment de Moraes

Oposição reúne 41 senadores a favor do impeachment de Moraes

Data:

Posts Relacionados

Tratorista pode se aposentar com 25 anos de exposição a ruído e vibração?

Sim. A atividade de tratorista, especialmente em ambiente rural,...

Direitos previdenciários que as trabalhadoras rurais não podem deixar passar

As mulheres que trabalham no campo — sejam agricultoras...

Fraudes no INSS: de deepfakes a dados roubados e até uso de mortos

Em 2025, o cenário de fraudes contra o INSS...

Ferreiro tem direito à aposentadoria especial com apenas 25 anos

Sim! Trabalhadores que atuam como ferreiros, manipulando ferro ou...

Nesta quinta-feira, 7 de agosto de 2025, a oposição anunciou ter atingido as 41 assinaturas necessárias no Senado para dar início a um pedido de impeachment contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes. O apoio extra veio do senador Laércio Oliveira (PP‑SE), consolidando a maioria simples necessária.

O que acontece agora?

  • Com 41 senadores favoráveis, o próximo passo depende de Davi Alcolumbre (União‑AP), presidente do Senado, que decidirá se coloca o processo em pauta.
  • Se admitido, será instalada uma comissão especial para emissão de parecer.
  • A análise segue com votação de maioria simples (41 votos) nessa fase, seguida por julgamento pleno, que exige 2/3 dos senadores (54 votos) para destituir o ministro.
VEJA  Pedido de Prorrogação administrativa: é mesmo necessária antes de ação de restabelecer benefício por incapacidade?

O que motivou a ofensiva?

A mobilização ganhou força após Moro decretar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, decisão que motivou reações intensas da base bolsonarista. A coleta de assinaturas vem sendo usada como estratégia política para pressionar o Senado a agir.

Conclusão

A oposição alcançou a maioria simples exigida para abrir formalmente o pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes. No entanto, o futuro do processo depende agora da disposição do presidente do Senado em pautá-lo. A sequência envolve comissão especial, votações internas e, por fim, a decisão final do plenário com a exigência de 54 votos favoráveis.

PERGUNTAS FREQUENTES:

1) Quantas assinaturas foram reunidas para o impeachment?

A oposição conseguiu 41 assinaturas de senadores, atingindo a maioria simples — requisito mínimo exigido para protocolar o pedido.

VEJA  Atlético-MG avança em acerto com Reinier e busca liberação do Real Madrid

2) Quem ainda precisa dar aval?

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, é quem decide se pauta ou não o processo, podendo paralisá-lo mesmo com as assinaturas reunidas.

3) Quantos votos são necessários para afastar o ministro?

Após a comissão especial e parecer aprovado por maioria simples, é necessário 2/3 dos votos no plenário (54 senadores) para confirmar o impeachment.

VEJA TAMBÉM: VEJA quem JÁ PODE SACAR R$ 3.100

INSS CONFIRMOU em 2025: VEJA quem JÁ PODE SACAR R$ 3.100 VEJA DATAS E COMO RECEBER (Tatiana Tavares Advogada)
Tatiana Tavares Fracasso
Tatiana Tavares Fracassohttp://ttfnoticias.com.br
Tatiana Tavares Fracasso, formada em Direito pela UNISINOS - Universidade do Rio dos Sinos/RS; pós graduada em Direito Previdenciário pela ESMAFE/RS - Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul e pós graduada em Direito de Família e Sucessões pela UCS - Univerdade de Caxias do Sul/RS. Sócia fundadora do Escritório TAVARES E FRACASSO que atua no ramo previdenciário, cível, família, sucessões e trabalhista há mais de 12 anos. Criadora do CANAL NO YOUTUBE TATIANA TAVARES ADVOGADA.

Veja também

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

TTF Notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.