InícioNoticiasEx-funcionário de Trump acusa CIA de favorecer Lula em 2022

Ex-funcionário de Trump acusa CIA de favorecer Lula em 2022

Data:

Posts Relacionados

Fraudes no INSS: de deepfakes a dados roubados e até uso de mortos

Em 2025, o cenário de fraudes contra o INSS...

Ferreiro tem direito à aposentadoria especial com apenas 25 anos

Sim! Trabalhadores que atuam como ferreiros, manipulando ferro ou...

Servidor público pode comprometer até 45% da remuneração com consignado

Servidores federais têm uma margem total de 45% da...

Como desbloquear seu benefício do INSS para empréstimo consignado

O INSS bloqueia automaticamente os benefícios para novos empréstimos...

Na última quarta-feira, 6 de agosto de 2025, o ex-integrante do Departamento de Estado dos EUA, Mike Benz, afirmou em audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados que a CIA teria usado uma ONG para influenciar as eleições brasileiras de 2022, favorecendo a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, sem apresentar qualquer evidência concreta.

O que Benz afirmou?

  • Segundo Benz, a interferência teria ocorrido por meio da National Endowment for Democracy (NED), supostamente controlada pelo Partido Democrata.
  • Ele alegou que a USAID teria financiado ONGs e veículos da esquerda no Brasil, incentivando “censura” de políticos de direita e beneficiando Lula.
  • Benz admitiu não ter apresentado provas concretas para sustentar suas declarações.

Teria ocorrido mesmo sem evidências?

Atualmente, não há nenhuma comprovação pública de ação da CIA nas eleições brasileiras de 2022.

  • Investigações independentes indicam que a USAID financiou ações de desenvolvimento social, mas isso não configura interferência política.
  • Especialistas apontam que acusações similares foram feitas sem base fática, inclusive em outros países da América Latina.
VEJA  Salário mínimo pode chegar a R$ 1.630 em 2026: veja o que muda para você

Contexto de teorias conspiratórias

  • Narrativas envolvendo influência política estrangeira no Brasil ecoam as teorias pós-eleitorais dos EUA e foram amplamente difundidas por figuras como Steve Bannon e Tucker Carlson, sem comprovação.
  • A imprensa internacional já abordou semelhanças com desinformação que circulou após a eleição de 2022, muitas das quais desmentidas.

Por que essas acusações voltam agora?

  • Benz fez sua declaração em meio ao debate sobre sanções dos EUA às exportações brasileiras e insinuações de interferência de Trump na política interna brasileira.
  • O objetivo seria criar um discurso de retaliação política contra o governo Lula.

Conclusão

A acusação de que a CIA teria interferido nas eleições brasileiras de 2022 para beneficiar Lula foi feita sem provas e com base em conjecturas. Embora levantada em audiência pública, não houve apresentação de evidência concreta.

Esse tipo de narrativa se assemelha a padrões de desinformação observados em outros contextos, sem respaldo em auditorias ou investigações credenciadas.

VEJA  Moraes veda uso de farda em interrogatório de militares do “núcleo 3” da trama golpista

PERGUNTAS FREQUENTES:

1) Mike Benz apresentou provas para suas acusações?

Não. Em audiência na Câmara, ele admitiu não apresentar nenhuma evidência concreta que confirme a suposta interferência da CIA.

2) Qual agência teria sido usada pela CIA, segundo Benz?

Ele afirmou que a CIA teria utilizado o Fundo Nacional para a Democracia (NED), ligado ao Partido Democrata, para financiar organizações e influenciar o processo eleitoral brasileiro.

3) Há registros oficiais de intervenção da USAID ou CIA no Brasil?

Nenhum. Embora haja histórico de financiamentos da USAID a projetos de desenvolvimento, não há evidência de ação coordenada para influenciar o resultado eleitoral.

4) Essas acusações se assemelham a outras narrativas?

Sim. Especialistas identificam semelhanças com teorias de desinformação pós-eleitorais divulgadas por figuras como Bannon e Carlson, também sem base comprovada.

VEJA TAMBÉM: FIM DOS DESCONTOS RMC E RCC

INSS DIVULGA: FIM DOS DESCONTOS RMC E RCC EM FOLHA ESSE MêS? ENTENDA TUDO! (Tatiana Tavares Advogada)

Tatiana Tavares Fracasso
Tatiana Tavares Fracassohttp://ttfnoticias.com.br
Tatiana Tavares Fracasso, formada em Direito pela UNISINOS - Universidade do Rio dos Sinos/RS; pós graduada em Direito Previdenciário pela ESMAFE/RS - Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul e pós graduada em Direito de Família e Sucessões pela UCS - Univerdade de Caxias do Sul/RS. Sócia fundadora do Escritório TAVARES E FRACASSO que atua no ramo previdenciário, cível, família, sucessões e trabalhista há mais de 12 anos. Criadora do CANAL NO YOUTUBE TATIANA TAVARES ADVOGADA.

Veja também

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

TTF Notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.