InícioBenefíciosBrasileiro que mora no exterior: quer se aposentar pelo INSS? Veja como...

Brasileiro que mora no exterior: quer se aposentar pelo INSS? Veja como garantir seu benefício

Data:

Posts Relacionados

Você é brasileiro, vive no exterior e quer saber se pode se aposentar no Brasil? A resposta é: sim! Mas atenção, o processo exige atenção aos detalhes — e pode evitar muita dor de cabeça se feito do jeito certo.

Neste guia direto e atualizado, você vai entender como funciona a aposentadoria do brasileiro que vive fora do país, quais são os direitos, regras, contribuições e caminhos possíveis para garantir seu benefício do INSS mesmo estando longe do Brasil.

Posso me aposentar mesmo morando fora do Brasil?

Sim! O brasileiro que reside no exterior pode, sim, se aposentar pelo INSS — desde que esteja contribuindo regularmente com a Previdência Social brasileira.

Mesmo fora do país, você continua tendo direito à aposentadoria, seja por tempo de contribuição, por idade, por invalidez ou até por regras de transição, desde que cumpra os requisitos exigidos.

Como contribuir para o INSS morando fora?

A contribuição pode ser feita como segurado facultativo — ou seja, mesmo sem vínculo empregatício no Brasil, você pode pagar o INSS voluntariamente.

Basta realizar seu cadastro no site Meu INSS ou pelo aplicativo, e emitir suas guias (código 1406, no caso do facultativo). As contribuições devem ser feitas em reais, e você pode escolher pagar com base em:

  • Salário mínimo (mais comum)
  • Valores maiores, conforme o teto da previdência

Dica: mantenha os pagamentos em dia para garantir tempo de contribuição contínuo e não perder direitos no futuro.

Tenho tempo de trabalho fora do Brasil. Ele conta na aposentadoria?

Depende. O Brasil tem acordos internacionais de previdência com vários países. Esses acordos permitem soma do tempo de trabalho/contribuição no exterior com o tempo no Brasil, para fins de aposentadoria.

VEJA  Empresa fechou e você precisa do PPP? Saiba como garantir seu tempo especial mesmo assim

Países com acordo com o Brasil incluem: Portugal, Itália, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Japão, Canadá, entre outros.

Se você trabalhou formalmente fora, vale a pena verificar se o país tem acordo com o Brasil — isso pode acelerar sua aposentadoria ou melhorar o valor do benefício.

Como é feito o pagamento da aposentadoria para quem vive fora?

Ao se aposentar, o beneficiário pode receber o valor diretamente em uma conta bancária no Brasil ou, em alguns casos, em uma conta no exterior.

Para isso, é necessário fornecer os dados bancários corretos e manter o cadastro atualizado junto ao INSS. Em alguns casos, será exigido o “prova de vida” anual, que pode ser feita online ou em consulado brasileiro.

E a tributação? Terei que pagar imposto?

Brasileiros que vivem fora e recebem aposentadoria do INSS podem ser isentos ou ter tributação reduzida, dependendo do país onde moram e se há acordo com o Brasil sobre bitributação.

Recomenda-se buscar apoio contábil especializado para evitar surpresas com o Imposto de Renda, tanto no Brasil quanto no país de residência.

Quais são os documentos necessários?

Para solicitar a aposentadoria do exterior, você precisa:

  • Documento de identidade válido
  • Cadastro no Meu INSS
  • Comprovantes de contribuição
  • Comprovante de residência no exterior
  • Número do NIT/PIS/PASEP
  • Documentos que comprovem vínculos empregatícios, se houver
  • Traduções juramentadas (caso necessário)

Como fazer o pedido de aposentadoria do exterior?

Você pode fazer tudo de forma online pelo portal ou aplicativo Meu INSS. Em caso de dúvidas, o brasileiro no exterior também pode buscar apoio no Consulado Brasileiro mais próximo ou contratar um advogado previdenciário no Brasil.

VEJA  Auxílio‑acidente e auxílio‑suplementar: como revisar a RMI e garantir o valor correto da sua aposentadoria

Conclusão

Se você está morando fora do Brasil, mas não quer abrir mão da sua aposentadoria pelo INSS, saiba que é totalmente possível garantir esse direito. Com planejamento, contribuições regulares e atenção à documentação, você pode receber seu benefício normalmente — mesmo morando longe.

Quer continuar aprendendo mais sobre aposentadoria, INSS e direitos previdenciários? Navegue por nossos outros artigos e tire todas as suas dúvidas com quem entende do assunto!

Perguntas Frequentes:

1) Como posso pagar o INSS morando fora do Brasil?

Você pode contribuir como segurado facultativo, emitindo a guia pelo Meu INSS e pagando mensalmente via boleto bancário.

2) O tempo que trabalhei fora do Brasil conta para a aposentadoria?

Sim, se o país onde você trabalhou tiver acordo internacional de previdência com o Brasil.

3) Posso receber a aposentadoria em uma conta no exterior?

Sim, dependendo do país e da forma de pagamento escolhida. Mas é comum manter uma conta bancária no Brasil.

4) É necessário fazer prova de vida?

Sim. Mesmo morando no exterior, é obrigatório realizar a prova de vida anualmente, geralmente pelo consulado ou meios digitais.

5) Tenho que pagar imposto sobre minha aposentadoria fora do Brasil?

Depende do país. Pode haver isenção, cobrança no Brasil ou no exterior, conforme acordos de bitributação.

Tatiana Tavares Fracasso
Tatiana Tavares Fracassohttp://ttfnoticias.com.br
Tatiana Tavares Fracasso, formada em Direito pela UNISINOS - Universidade do Rio dos Sinos/RS; pós graduada em Direito Previdenciário pela ESMAFE/RS - Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul e pós graduada em Direito de Família e Sucessões pela UCS - Univerdade de Caxias do Sul/RS. Sócia fundadora do Escritório TAVARES E FRACASSO que atua no ramo previdenciário, cível, família, sucessões e trabalhista há mais de 12 anos. Criadora do CANAL NO YOUTUBE TATIANA TAVARES ADVOGADA.

Veja também

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

TTF Notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.